No mundo de hoje se faz cada vez mais necessário que você “apareça”, ou seja, que você mostre o seu trabalho, porque quem não é visto, não é lembrado. O marketing pessoal, independentemente da sua área de atuação, é necessário e possibilita que você possa trabalhar de uma forma que chame a atenção das pessoas de diversas formas.

Acredito que essa não apenas uma necessidade, mas uma obrigação de quem quer atuar no mercado de trabalho.

O marketing pessoal é você trabalhar muito mais que apenas o seu nome, sua marca, mas sim tudo que envolve você e sua área de atuação, ou seja, compreende também na forma como você trabalha, atende e se relaciona com as pessoas.

Conheça cinco dicas para fazer seu marketing pessoal

. Construa autoridade

Primeiramente vamos pensar em como uma empresa ou profissional reconhecido dificilmente tem dificuldade de vender seus produtos e serviços. Lembre daquele profissional que está na sua cidade e que todos conhecem, está sempre cheio de clientes. Mas qual a chave do seu sucesso?

Já falamos diversas vezes aqui no Blog sobre a oportunidade de construir autoridade e como ser reconhecido pode significar um aumento do seu faturamento.

Mas para se tornar autoridade é preciso que você tenha três tipos de conteúdo:

Conteúdo técnico –  conhecimento técnico sobre determinado assunto e área de atuação

Conteúdo de relacionamento – precisa estar próximo das pessoas certas

Conteúdo de sucesso – quando você evidencia suas competências por meio de depoimento de clientes e elementos de autoridade

2. Networking

Essa é uma habilidade muito importante, de criar relacionamentos se conectando com as pessoas.

É por meio dessas relações no ambiente de trabalho e social que você tem a oportunidade de conhecer pessoas, ajudar em causas criando vínculos que podem perdurar por toda uma vida.

3. Analise e monitore sua imagem

Faça uma análise sincera sobre sua imagem, pontos fortes e fracos e aí monte um plano de divulgação. O que você gostaria de evidenciar no seu trabalho?

Lembre-se que a imagem é muito importante, por isso invista no seu visual e em boa qualidade de imagens. De nada adianta um conteúdo bacana, se não houver uma foto atrativa.

Tenha muita atenção e cuidado no que você publica nas redes sociais, porque todos estão de olho naquilo que você publica.

Utilize o espaço para divulgar novidades e informações relacionadas ao seu trabalho.

4. Tenha conteúdo

São muitas as características que compõe sua imagem pessoal. Mas a forma como você escreve, se posiciona, o que você compartilha e curte no ambiente virtual vai destacando sua imagem.

Por esse motivo fique atento, compartilhe informações pertinentes a sua área de atuação, não queira ser especialista em futebol ou comentarista de política. Lembre-se que você atende a todos os públicos e foque naquilo que você faz.

Seja você mesmo, não tente “forçar” algo que seja muito diferente daquilo que você é naturalmente. Contudo, procure um equilíbrio, agindo com bom senso.

5. Qualifique-se

Acompanhe as transformações, esteja atento as novidades, busque sempre aprender.

 O melhor profissional não é aquele que sabe tudo sobre algo, mas sim aquele que consegue se transformar, aprender sempre.

Separe um tempo para ler bons livros, participe de cursos e treinamentos e lembre-se não ficar apenas no seu “mundinho”. Aceite o desafio, procure autoconhecimento, certamente qualificação voltada para o desenvolvimento de habilidades emocionais também farão parte da sua evolução.

O marketing pessoal é uma forma de comunicar e evidenciar suas qualidades técnicas e profissionais em determinada atividade. Não para demonstrar arrogância superioridade sobre o que você sabe ou trabalha.

Seja ético, tenha estratégia, trabalhe duro e certamente conseguirá ter um bom desempenho melhorando sua imagem.

Grande abraço!