No mundo de hoje se faz cada vez mais necessário que você “apareça”, ou seja, que você mostre o seu trabalho, porque quem não é visto, não é lembrado. O marketing pessoal, independentemente da sua área de atuação, é necessário e possibilita que você possa trabalhar de uma forma que chame a atenção das pessoas de diversas formas.
Acredito que essa não apenas uma necessidade, mas uma obrigação de quem quer atuar no mercado de trabalho.
O marketing pessoal é você trabalhar muito mais que apenas o seu nome, sua marca, mas sim tudo que envolve você e sua área de atuação, ou seja, compreende também na forma como você trabalha, atende e se relaciona com as pessoas.
Conheça cinco dicas para fazer seu marketing pessoal
1º. Construa autoridade
Primeiramente vamos pensar em como uma empresa ou profissional reconhecido dificilmente tem dificuldade de vender seus produtos e serviços. Lembre daquele profissional que está na sua cidade e que todos conhecem, está sempre cheio de clientes. Mas qual a chave do seu sucesso?
Já falamos diversas vezes aqui no Blog sobre a oportunidade de construir autoridade e como ser reconhecido pode significar um aumento do seu faturamento.
Mas para se tornar autoridade é preciso que você tenha três tipos de conteúdo:
Conteúdo técnico – conhecimento técnico sobre determinado assunto e área de atuação
Conteúdo de relacionamento – precisa estar próximo das pessoas certas
Conteúdo de sucesso – quando você evidencia suas competências por meio de depoimento de clientes e elementos de autoridade
2. Networking
Essa é uma habilidade muito importante, de criar relacionamentos se conectando com as pessoas.
É por meio dessas relações no ambiente de trabalho e social que você tem a oportunidade de conhecer pessoas, ajudar em causas criando vínculos que podem perdurar por toda uma vida.
3. Analise e monitore sua imagem
Faça uma análise sincera sobre sua imagem, pontos fortes e fracos e aí monte um plano de divulgação. O que você gostaria de evidenciar no seu trabalho?
Lembre-se que a imagem é muito importante, por isso invista no seu visual e em boa qualidade de imagens. De nada adianta um conteúdo bacana, se não houver uma foto atrativa.
Tenha muita atenção e cuidado no que você publica nas redes sociais, porque todos estão de olho naquilo que você publica.
Utilize o espaço para divulgar novidades e informações relacionadas ao seu trabalho.
4. Tenha conteúdo
São muitas as características que compõe sua imagem pessoal. Mas a forma como você escreve, se posiciona, o que você compartilha e curte no ambiente virtual vai destacando sua imagem.
Por esse motivo fique atento, compartilhe informações pertinentes a sua área de atuação, não queira ser especialista em futebol ou comentarista de política. Lembre-se que você atende a todos os públicos e foque naquilo que você faz.
Seja você mesmo, não tente “forçar” algo que seja muito diferente daquilo que você é naturalmente. Contudo, procure um equilíbrio, agindo com bom senso.
5. Qualifique-se
Acompanhe as transformações, esteja atento as novidades, busque sempre aprender.
O melhor profissional não é aquele que sabe tudo sobre algo, mas sim aquele que consegue se transformar, aprender sempre.
Separe um tempo para ler bons livros, participe de cursos e treinamentos e lembre-se não ficar apenas no seu “mundinho”. Aceite o desafio, procure autoconhecimento, certamente qualificação voltada para o desenvolvimento de habilidades emocionais também farão parte da sua evolução.
O marketing pessoal é uma forma de comunicar e evidenciar suas qualidades técnicas e profissionais em determinada atividade. Não para demonstrar arrogância superioridade sobre o que você sabe ou trabalha.
Seja ético, tenha estratégia, trabalhe duro e certamente conseguirá ter um bom desempenho melhorando sua imagem.
Grande abraço!