Se você tem uma empresa, tenho certeza que há um ano você está saindo de casa mais preocupado. Não conheço uma só pessoa que não esteja preocupado com a saúde financeira da sua empresa durante a pandemia.

Mas será que não há maneiras de manter um bom nível de vendas durante este período, tenho certeza que sim, e vou te propor um desafio. Crie uma meta de vendas para a sua equipe e desafie seus colaboradores a se reinventar para vender mais.

É muito importante entender que as coisas não são mais como eram há um ano atrás, por isso se você ainda não pensou em se reinventar, você está correndo um sério risco de fechar as suas portas em um momento futuro muito breve. Empresas de praticamente todas as áreas foram afetadas, mas há um setor em especial que está em um momento muito delicado. Trata-se do comércio.

Não poder abrir as portas da loja física para atender os clientes pode significar uma queda de até 100% das suas vendas. E você precisa pensar fora do espectro que normalmente você agia para se manter no mercado.

Não se trata de questionar o rumo que os gestores públicos estão tomando, pois isso é uma opinião de cada pessoa, mas há uma realidade que todos nós precisamos conviver, que é o fato de que alguns setores da economia não podem trabalhar fisicamente.

Você pode superar isso. E eu sugiro que você trace uma meta de vendas junto com sua equipe de trabalho. É importante que você e sua equipe tenham muita clareza qual é o objetivo que precisa ser atingido no final do dia, da semana, da quinzena, e do mês. Esse valor precisa ser o suficiente para suprir todas as despesas da sua empresa, e ainda te dar um lucro.

Se não há possibilidades de abrir fisicamente a sua loja, você precisa se estimular, e estimular a sua equipe de vendas a buscar mais conhecimento de vendas pela internet. Há muitos tutoriais disponíveis de forma gratuita nas redes sociais que contém um material introdutório muito bom sobre este assunto.

Comece por aí, e na medida que você se sentir seguro, procure um profissional da área para tirar algumas dúvidas que você ainda possa ter. Entenda que o teu concorrente pode estar passando pelas mesmas dificuldades que você, porém ele pode estar buscando alternativas que vão fazer ele se manter no mercado, e te deixar para trás.  Nesse artigo você confere algumas dicas.

Outra alternativa que você precisa acessar é o banco de dados que você tem na sua empresa. Já pensou em ligar para o seu cliente e oferecer uma oferta especial para ele? Tenho certeza que você conhece o seu cliente muito bem, sabe os seus gostos, qual o perfil de produto que ele compra de você, e qual o valor que ele gasta na sua loja.

Então pegue o telefone e ligue para ele oferecendo uma oferta personalizada. Você também pode acessar os clientes pelo WhatsApp, ou ainda por e-mail.

Tenho certeza que todas essas estratégias para acessar o cliente você já sabe.

Mas agora pense bem: Você já reuniu a sua equipe e traçou as metas de vendas?

Faça isso, deixe claro para a sua equipe quanto ela precisa vender. Se for preciso, dê uma motivação extra. Pague uma comissão diferenciada. E o mais importante, deixe bastante claro onde vocês precisam chegar.