Quando estamos procurando aumentar nosso faturamento, nos preocupamos muito em ampliar as vendas, conquistar novos clientes, promover promoções que possam atrair mais pessoas para nosso negócio. Contudo, muitas vezes esquecemos de algo muito importante, que é de valorizar aquele cliente, aquela pessoa que sempre esteve conosco.

Pensei em fazer um artigo sobre esse tema, porque é um erro muito comum. Muitas vezes nos focamos em algo, mas esquecemos de ver as coisas de forma mais ampla. Sabe por quê precisamos valorizar nosso cliente antigo?

Porque quando estávamos gatinhando com o nosso negócio, ele assumiu o risco de comprar conosco, porque ele mostrou fidelidade, voltando novamente e até indicando nosso negócio para seus amigos e conhecidos.

Se você tiver um atendimento de excelência e você usar o marketing de maneira certa para você trazer pessoas para dentro daquilo que você vende, você não precisa mais de preocupar porque você vai vender sempre.

Só que muitas vezes fazemos o quê? Atraímos os clientes e depois que eles estão dentro do nosso negócio, achamos que acabou e aí descuidamos do cliente, não prestamos atenção aos detalhes, não atendemos bem, ficamos focando somente em trazer novos clientes e não cuidamos dos que temos. Com isso trazemos clientes novos de um lado, mas do outro perdemos mais vendas dos antigos.

Se você olhar no teu sistema, você vai ver que você tem três mil, cinco mil cadastros de clientes que não voltam mais comprar com você. Será que eles pararam de comprar? Mas por que eles não voltam a comprar com você?

Eu sei. É porque você falhou, nós falhamos, nós descuidamos, não demos importância ao bem mais precioso que tínhamos, que era o cliente que já estava dentro do nosso negócio.

Por esse motivo, fiquem ligados, valorizem seus clientes antigos!

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