Você já deve ter ouvido falar em marketing de conteúdo, mas não entendeu qual a diferença do marketing digital, não é? Então, marketing de conteúdo é uma estratégia especializada na criação e distribuição de conteúdo.

Esses conteúdos devem ser relevantes, terem um “valor” agregado, ou seja, sãs informações, conhecimentos repassados que podem ajudar as pessoas que terão acesso a esse conteúdo.

Como construir marketing de conteúdo?

1º Tenha em mente o que deseja divulgar, essas informações devem resolver uma necessidade, promover a reflexão, ou seja, tocar na dor da pessoa;

2º Na elaboração do texto utilize gatilhos mentais

3º Destaque a sua atuação, explicando que você tem mais conteúdo para informar

4º Apresente esse conteúdo de forma gratuita

Construa seu material baseado em três diferentes tipos de conteúdo:

Técnico – informações especificas sobre determinado produto ou serviço;

Persuasivo – utilize gatilhos mentais e técnicas de copywriting;

Inspiração – utilize depoimentos, mensagens, frases que causam emoção e conexão com quem está lendo;

Formatos

O conteúdo pode estar em um vídeo, uma imagem, um artigo, um infográfico.

Não basta ter uma boa imagem e um bom layout, é preciso ter material relevante para chamar a atenção das pessoas.

Ideias de conteúdos

Se você trabalha no ramo de imóveis, pode produzir conteúdo relacionado a financiamentos, taxas de juros, novos empreendimentos, cuidados com a casa, dicas de como escolher um imóvel, maneiras de render mais seu investimento.

Já para alguém que trabalha com vendas de roupas, as tendências de cada estação, significado das cores, dicas de moda são boas opções de conteúdo.

Da mesma forma quem trabalha com venda de veículos ou com seguro de carro, é preciso passar um conteúdo relevante para seu potencial cliente. Informações sobre itens de viagens, depoimentos de segurados que tiveram problemas e receberam auxílio da segurado, dados sobre a venda de veículos, números de acidentes, enfim uma infinidade de assuntos que podem ser abordados.

Não importa o seu segmento, seja do ramo funerário ao de fabricação de etiquetas, é possível geral um conteúdo relevante voltado para sua área de atuação.

Planejamento

Antes de você começar a escrever precisa ter um planejamento, definindo objetivos e estratégias para atingir seu público alvo.

A escolha dos temas, forma de escrever, palavras chaves, tudo isso faz diferença no material que você estará produzindo.

Antes de começar a publicar, monte um cronograma de conteúdo, dessa forma você consegue se organizar melhor e distribuir a publicações nos dias e horários que verificar que é mais conveniente, ou seja, que você poderá ter uma maior audiência.

Qual a diferença que o marketing de conteúdo pode fazer?

É como separar o joio do trigo, na internet você encontra todo tipo de conteúdo, mas aquele te que impacta mais, fazendo com que você invista parte do seu tempo para ler são os que agregam valor de alguma forma para você.

Promessas vazias, publicações fúteis e inúteis não vão conquistar sua audiência.

É preciso estar atento as tendências e usar seu conhecimento a favor.

Marketing de Conteúdo bem elaborado serve para:

Entre os benefícios de utilizar o marketing de conteúdo está o de criar autoridade;

Criar um relacionamento com a sua audiência;

Fazer com que as pessoas confiem em você e gostem de você;

Fortalecer sua marca, é lembrado na hora de decisão de compra;

Auxilia a não ter ou a matar objeções na hora da venda;

Possibilita que você venda com preços mais altos, construindo valor para seu produto ou serviço.

Driblar a concorrência.

Espero que tenha gostado! Grande abraço!