A empresária Andréia Warken celebra resultados obtidos após realizar a Imersão do Método VAI, com Ricardo Cattani, ao setorizar um de seus produtos. Caderno que circula há 16 anos mudou seu foco e despertou maior interesse dos clientes

O avanço da tecnologia tem influenciado mudanças significativas na comunicação, especialmente dos veículos impressos. Com 15 anos de mercado e uma vasta experiência, a empresária Andréia Warken, editora da Revista Momento de Não-Me Toque, município de 17 mil habitantes no noroeste do Rio Grande do Sul, seguiu a tendência e também precisou reinventar-se ao longo da história da revista. Em suas páginas, ela imprime mais do que informações e histórias, mas também ajuda as empresas a alavancarem suas vendas por meio da divulgação de produtos, ações e anúncios publicitários.

A revista, que além de circular em Não-Me-Toque também abrange cidades da região como Carazinho, Passo Fundo, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Tapera, Espumoso e arredores, tem produtos já consolidados, como a edição especial Revista Momento Expodireto Cotrijal que circula há 16 anos durante a feira de agronegócio. Os exemplares, produzidos especialmente para o evento que dura uma semana, circula entre os expositores, visitantes da feira e assinantes da revista.

Entender o cliente e alinhar-se às suas necessidades

Embora já tenha se consolidado no mercado, a empresária precisou buscar novas estratégias e aproximar-se ainda mais dos seus clientes, especialmente em momentos em que muitas empresas enfrentaram dificuldades econômicas e financeiras. Andréia conta que, a fim de ampliar seus conhecimentos sobre as técnicas de vendas e também para entender qual a melhor forma de comunicar com seu cliente e atrair esse público para o veículo, ela buscou conhecer de perto o Método VAI – Vendas de Alto Impacto, metodologia desenvolvida pelo trainer Ricardo Cattani.

A empresária, que passou pelo Método em um processo de Imersão, conta que dentre as principais dificuldades estava a clareza de entender quem realmente era seu cliente. “Poucas pessoas procuravam espontaneamente pelos serviços de divulgação que oferecemos. Havia a necessidade de aumentar as vendas e se notava uma baixa percepção da importância da divulgação eficaz, por parte dos clientes, para alavancar suas vendas por meio da revista”, aponta ela, informando os motivos que a levaram até a Imersão do Método VAI.

“Fui participar da Imersão com o coração aberto, pronta para adquirir novos conhecimentos e buscar as soluções para meus problemas”, Andréia Warken.

Conhecimento colocado em prática: aprendizado consolidado

O entusiasmo por aprender novas técnicas foram muito além do conhecimento. Embora tenha conhecido diversas estratégias de vendas apresentadas por Ricardo Cattani em mais de 24h de Imersão, Andréia selecionou algumas para colocar em prática imediatamente. Ela conta que para um dos seus principais problemas – o de identificar o cliente – foi utilizado o Funil de Vendas, além disso, a empresária buscou conhecer melhor e pesquisar sobre o cliente, criando um relacionamento e, com isso, entendendo os seus anseios, as suas dores e as suas verdadeiras necessidades. Com essas duas técnicas aplicadas, ela também pôde construir a oportunidade de ajudar. “Hoje, ajudo as pessoas e empresas a aumentar suas vendas através da divulgação nas páginas da Revista Momento, de um painel de led no centro da cidade, do nosso site e das redes sociais”, resume ela.

Andréia com o grupo de 15 pessoas na 1º Imersão Método VAI

A aplicação prática das estratégias gerou maior confiança na empresária em evidenciar as competências técnicas do seu veículo. “Consegui deixar de lado o medo de buscar depoimentos de clientes que sirvam de elementos para criar vantagens competitivas e, com isso, pude construir autoridade”, aponta Andréia.

Novas práticas, vendas potencializadas e resultados alcançados

Depois de implantar o que aprendeu com Ricardo Cattani no Método VAI, Andréia consolidou as novas estratégias e com isso, colheu resultados. Uma das grandes mudanças iniciadas pela empresária foi na edição da Revista Momento Expodireto Cotrijal. Depois de 16 anos circulando na feira, a edição especial foi setorizada, reinventada e ganhou um foco exclusivo: as mulheres do agronegócio. “Entendemos quem é nosso leitor e principalmente, de quais empresas este leitor é cliente, só então criamos um convite especial, digital, personalizado e com conteúdo que despertasse o interesse dessas empresas para se fazer presente em uma reunião para apresentação do novo projeto para a edição da Expodireto”, conta ela.

Com o novo foco e a nova estratégia de reunir o público para apresentar o projeto, Andréia também criou uma meta para a ação. “Dividimos a meta em cotas de participação ao projeto e convidamos 8 empresas para assistir a apresentação da proposta. Nossa intenção era vender 6 cotas para atingir a meta de valor e conteúdo”, conta ela. O resultado foi expressivo: 90% dos convidados participaram da reunião, os outros 10% justificaram sua falta. “Da meta proposta, 50% das empresas que participaram da reunião aderiram ao projeto o que representou 50% do objetivo de venda”, comenta a editora da revista.

Reunião de apresentação do projeto Mulheres do Agro em Ação para empresários e lideranças

Com metade das cotas já fechadas pelos presentes nas primeira ação realizada, a empresária levou para o mercado a disponibilidade restante de espaço do projeto proposto. Com isso, ela realizou a visita individual em empresas do segmento que pudessem se interessar pelo projeto e o resultado mais uma vez foi positivo: até a metade de fevereiro, faltando 15 dias para o encerramento do período de comercialização, mais de 90% dos espaços já estavam fechados. “Todos participantes acharam excelente a proposta de direcionar o foco desta edição, exclusivamente, para as Mulheres do Agro”, conta ela, evidenciando a aceitação que o novo projeto teve junto aos clientes.

Entusiasmada com as novas práticas aplicadas na revista, Andréia já busca implantar outras estratégias e aprendizados adquiridos na Imersão do Método VAI. “Em outra oportunidade penso que devo aumentar o número participantes na reunião de apresentação, assim poderei aumentar o percentual de adesão à proposta”, avalia ela em sua primeira ação. Agora, ela prepara novas ideias e consolida dia após dia as suas novas práticas e os grandes resultados.

Inspire-se

Você quer saber mais sobre como o Método VAI auxiliou Andréia a alcançar melhores resultados? Acompanhe no vídeo: