Há poucos dias recebemos mais uma notícia pouco agradável em relação a pandemia de Covid-19. Ela voltou a se agravar e com isso novas medias sanitárias foram adotadas para frear o vírus.

Milhares de empresários e trabalhadores foram afetados com essa notícia, pois terão que novamente se reinventar para pagar as contas no final do mês. E você já pensou que este pode ser um bom momento para começar a dar seus primeiros passos com um empreendedor?

Talvez este seja um momento propício para você investir no seu sonho, e utilizar aquele seu talento para começar um novo negócio. Muitas pessoas estão aproveitando este momento para começar a vender doces, viandas ou produtos artesanais pela internet.

Qualquer pessoa que trabalha em um local público cria uma rede de contatos, e a melhor forma de empreender é atender as necessidades destas pessoas mais próximas. Isso acontece porque os clientes compram mais das pessoas que elas gostam e confiam, então comece oferecendo o seu produto para as pessoas com uma maior proximidade.

Estude um pouco sobre assuntos como métrica e engajamento, pois eles são essenciais para quem busca vender pelas redes sociais. Quem vende pela internet, precisa saber que um produto que é colocado em uma rede social atinge, em média, apenas 2% dos seguidores. E por isso é preciso ir além, e fazer algo a mais do que uma simples postagem dos produtos. Eu aconselho fazer campanhas promocionais como aquelas de compre 1 e leve 2, ou para marcar amigos e ganhar descontos, pois isso aumenta o envolvimento orgânico. Saber usar as hashtags também é importante, pois colocar somente o seu produto não é o suficiente, é preciso usar como uma hashtags como a cidade que você atua, ou o seu bairro, pois isso vai te direcionar aos seus clientes.

Comece vendendo para amigos e amplie sua área de atuação

É importante você entender que é fácil vender para os amigos mais próximos, mas há pessoas que são apenas conhecidas, e você vai precisar convencê-las a comprar seus produtos. Além disso, há pessoas totalmente desconhecidas e você vai precisar de uma boa estratégia de publicidade e marketing. Uma boa estratégia é aprender a impulsionar corretamente nas redes sociais, pois com um valor pequeno, como R$ 10,00 ou R$ 15,00, é possível conquistar novos clientes.

Comece a estudar técnicas de vendas que podem impulsionar qualquer negócio. Você pode ter um bolo mais simples, e outro com uma cobertura especial, e cobrar dois preços diferentes por eles, desta forma o empreendedor pode vender para dois públicos diferentes.

Entenda que este é um momento difícil para todos, por isso é preciso se reinventar, fazer as coisas da mesma forma que nós fazíamos antes não é mais suficiente. É preciso fazer mais, ir além, e dar o primeiro passo para isso investindo naquele sonho que você sempre teve, mas sempre sentiu medo de começar. O momento é agora!