Você sabe o que “Upsell”? Com essa técnica, seus clientes vão gastar mais dinheiro na sua loja!

Muitas pessoas pensam que a única maneira de melhorar a lucratividade de uma empresa é aumentar o número de clientes. Mas isso não é verdade. Muitas empresas conseguem melhorar a lucratividade elevando o valor do ticket médio de vendas nos clientes que compram regularmente. Eles fazem isso utilizando a técnica chamada de “Upsell”.

Ela funciona muito bem em empresas que atuam em diferentes segmentos, por exemplo, àquela famosa lanchonete, em que você vai, pede um hambúrguer e o vendedor te ofereceu um refrigerante, ou ainda uma porção de batata frita, por apenas R$ 1,00 a mais. Essa técnica se chama Upsell, ou seja, oferecer produtos adicionais, ou ainda produtos mais caros para o cliente que já está comprando de você.

Há alguns meses, eu tive a oportunidade de assistir um show de uma banda que eu sou muito fã. Eu fiquei muito feliz de estar na cidade onde eles estariam tocando, pois acompanho a carreira desta banda há muitos anos. Quando eu fui comprar um ingresso para o show, o custo era de R$ 170 reais, eu estava satisfeito com o valor que eu estava pagando. Porém no momento de fechar a compra, a moça que estava me atendendo me perguntou se eu não gostaria de sentar em frente ao palco e ter um momento de interação com a banda. É claro que eu gostaria, e ela me disse que eu poderia ter momentos para interagir com a banda, com um ingresso na área VIP, com um valor de R$ 100 reais a mais. É claro que eu aceitei, pois era uma banda que eu sou muito fã.

A moça que me ofereceu o ingresso mais caro, pois sabia que eu já tinha tomado a decisão de comprar um ingresso, e estaria disposto a pagar um valor maior para ter alguns benefícios adicionais.

Todos os empresários precisam treinar a sua equipe de vendas para aplicar esta técnica. Todos os clientes que já tomaram a decisão da compra, podem receber algum benefício a mais, e com isso pagar um valor adicional por um produto ou serviço.