Vendas e conquista de clientes são as principais dificuldades de empreendedores

Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta principais desafios enfrentados por micro e pequenas empresas no Brasil

Conquistar novos mercados, ampliar a cartela de clientes e aumentar a lucratividade, são alguns dos principais objetivos dos empreendedores, contudo, nem sempre é fácil, sendo alguns dos principais desafios enfrentados cotidianamente pelos empresários do Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae entre maio e agosto deste ano, com mais de 10 mil empreendedores de todo o país, apontou que a conquista de clientes ainda é a principal dificuldade encontrada dos empreendedores.

A pesquisa identificou que para 24% dos empreendedores, conquistar clientes e vender mais é uma das maiores dificuldades para quem decide abrir o próprio negócio. Outros 17% apontaram a carga tributária como obstáculo, enquanto 10% dos entrevistados afirmaram não enfrentar adversidades.

Para o empresário, consultor de vendas e palestrante, Ricardo Cattani, criador do Método VAI – Vendas e Alto Impacto, para quem tem um negócio ou depende da venda para se manter, o conhecimento mais importante não está no produto ou serviço, mas sim em entender o cliente. “Conhecer as pessoas é fator essencial para se ter sucesso em vendas. A construção da estratégica deve ser feita em cima do comportamento do público especifico do negócio em relação a compra de seus produtos ou serviços”, disse.

A pesquisa feita pelo Sebrae teve como objetivo levantar o perfil dos empresários donos de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). A segunda maior dificuldade apontada foi a alta carga tributária, além da mão de obra, inadimplência, problemas para conseguir crédito e controlar ou gerenciar o dinheiro da empresa.

Empreendedores relatam que precisam de mais capacitação

A pesquisa apontou também 59% das pessoas ouvidas admitiram que necessitam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira, enquanto 47% afirmam que precisam de qualificação na área de propaganda e marketing e 44% enfrentam ainda dificuldade com a gestão das redes sociais da empresa. Percentual igual ao de empresários que precisam de treinamento para melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços. Saber atender melhor o cliente e buscar orientação para a obtenção de crédito ou empréstimo é a carência apontada por 42% dos entrevistados.

Segundo Cattani, muitas pessoas pensam que vender é apenas uma habilidade de influenciar os outros a comprarem um produto ou serviço, mas há muito mais do que isso envolvido e as vendas são importantes porque podem transformar realidades. “ Nem todas as pessoas que vendem um produto ou serviço ficam ricas, mas todas as pessoas rias vendem um produto ou um serviço”, destacou.

Confira os números a pesquisa do Sebrae

  • 24% avaliam a dificuldade de conquistar a clientela como maior desafio
  • 17% reclamam da carga tributária
  • 52% desejam maior qualificação nas áreas de controle e gestão financeira
  • 44% ainda não sabem usar as redes sociais
  • 31% já deixaram de pagar algum tipo de imposto
  • 31% já buscaram e conseguiram empréstimo
  • 18% começaram a empreender por necessidade
  • 50% estão no negócio por ter tido conhecimento ou experiência