Saiba como definir seu público alvo com exatidão ampliando suas vendas

Eu tenho certeza que se perguntasse para vendedores, empresários e profissionais liberais se eles gostariam de vender mais, a reposta de 100% das pessoas questionadas seria “sim”. Mas vamos imaginar que a pergunta mudasse um pouco, que ela fosse “para quem você quer vender mais?”, possivelmente nem todos responderiam com tanta facilidade.

Provavelmente a segunda pergunta é tão importante quanto a primeira, mas porque as pessoas têm mais dificuldade de responder? Provavelmente isso acontece pelo fato de elas não terem consciência de quem é o seu “público alvo”.

Saber quem é o seu público alvo, ou seja, saber para quem você quer vender mais, é um ponto essencial para alavancar as vendas. É preciso saber com exatidão quem e qual o perfil de pessoa você quer atingir. Um produto ou serviço pode ser útil para solucionar o problema a pessoa. E isso vai te ajudar a definir as estratégias que serão utilizadas para abordar o seu “público alvo”.

Há uma infinidade de “públicos alvos”, mas é importante que o empresário ou vendedor tenha consciência de como fazer um recorte dentro de um universo de bilhões de pessoas com um perfil ideal para consumir seu produto. Alguns exemplos de “público alvo”, podem ser: “mulheres de 35 a 50 anos de idade que são casadas e têm filhos”; “mulheres de 20 a 30 anos de idade solteiras que não têm filhos”; “homens”, “casais com uma faixa de renda específica”, “LGBTQ+”; “mulheres divorciadas com filhos”; “agricultores”; “gestores de empresas”; “microempresários”, enfim, há literalmente uma infinidade de “públicos alvos”, o importante é entender onde cada produto ou serviço se encaixa.

Para definir o nosso “público alvo”, podemos seguir dois caminhos: o primeiro é perceber qual o cliente que mais consome o seu produto ou serviço, e buscar mais clientes com este perfil. Um segundo caminho é definir para quem você quer vender mais, porém não está vendendo. Assim define-se, por exemplo “empresário, porte médio, com um determinado número de funcionários, que atua em uma cidade com um perfil específico”, e faz a abordagem com a melhor estratégia.

Não esqueça, definir o público alvo com exatidão pode ser um pouco difícil no início, mas é um passo essencial para ampliar suas vendas!

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