Quer aumentar o faturamento? Avalie como está o atendimento dentro da sua loja

Você já parou para pensar como é fácil perder uma venda? Muitas vezes os clientes entram em uma loja que tem o produto que eles querem comprar, mas não levam o produto, e fecham a venda na loja do concorrente.

Eu vou expor um fato que aconteceu comigo há um tempo atrás. Meu filho tem 10 anos de idade, e ele gosta de jogar futsal. Mas eu não entendo de esportes. E um dia ele me pediu uma luva de goleiro para ele jogar.

Eu entrei em uma loja na minha cidade para comprar a luva de goleiro. Era uma loja com dois pisos, e eu cheguei na primeira atendente, que me ofereceu ajuda, e eu expliquei para ela o que eu precisava. E ela me respondeu que este produto era em outro departamento, ficava “Lá atrás”.

Eu fiquei olhando para ela, achando que ela iria me conduzir até o outro departamento, mas ela não me conduziu. Quando eu cheguei no setor, haviam outras duas vendedoras que estavam conversando, e elas não vieram me receber ou me atender. Eu comecei a olhar as luvas, mas este é um produto que eu não conheço, por isso eu tinha muitas dúvidas sobre ele. Eu não sabia as diferenças entre as marcas, não sabia dos tamanhos, ou se havia alguma recomendação para as luvas direcionadas para uma criança de 10 anos de idade. Como eu não conseguia resolver o meu problema, eu fui até as duas atendentes que estavam conversando, e abordei pedindo ajuda. E uma delas respondeu “O que você precisa?”, como se eu estivesse pedindo um favor. Eu expliquei que eu estava lá para comprar uma luva para o meu filho, mas eu disse que não entendia nada sobre este produto. A resposta que a vendedora me deu foi “Moço, eu não sei, eu acho que se o senhor subir no segundo andar, no departamento de tênis esportivo, alguém vai saber te explicar qual é o produto mais indicado”.

Eu coloquei a mão no ombro dela, e disse “Querida, você já me ajudou, você me ajudou a entender que eu estou na loja errada”. Saí daquela loja e comprei a luva em outro lugar.

Eu tenho certeza que está muito difícil para atrair o cliente para dentro de qualquer loja. Então certamente é um erro muito grande o vendedor perder um cliente que já está dentro da loja. O vendedor precisa dar o sangue para aquele cliente. Para você faturar mais, você precisa pensar como está atendendo o seu cliente. E você precisa pensar muito bem como o teu colaborador está atendendo o teu cliente.