Quer atrair mais clientes sem investir dinheiro? Peça indicações!

Há uma maneira muito barata para você conseguir novos clientes. Usando essa estratégia de uma maneira certa, você vai aumentar o número de pessoas para quem você vende de uma forma rápida, e sem precisar investir dinheiro. Essa estratégia se chama marketing de indicação.

Essa estratégia já foi testada e comprovada e consiste em você abordar o seu cliente e pedir para ele indicar amigos, para os quais você oferecer o seu produto ou serviço. Você vai pedir para o seu cliente dar o nome de pessoas que também estão precisando do produto ou serviço que você vende.

Vamos supor que você peça indicação para 80 clientes, aproximadamente 50% não vão te dar indicações, mas isso não é problema, pois você vai focar sua energia nos outros 50%, que são àqueles que vão te dar indicações. Em média os teus clientes vão indicar três contatos, e você vai montar um banco de dados com 120 nomes e telefones de pessoas que você vai ligar e oferecer o seu produto. Nesta abordagem, mesmo fazendo um trabalho “meia boca”, você vai conseguir uma taxa de conversão de 10%, ou seja, você vai conseguir fazer com que 12 pessoas comecem a gastar o dinheiro delas com você.

Eu não sei qual é o teu ramo de atividade, mas para a grande maioria das pequenas empresas, a conquista de 12 novos clientes é muito significativa. Mas o trabalho não vai terminar agora, pois lembre-se que você montou um banco de dados com 120 nomes e telefones, portanto você ainda terá 108 pessoas que você poderá manter um relacionado, e convertê-las em clientes ao longo do tempo. A estratégia que eu indico nestes casos é o marketing de conteúdo, que também tem uma taxa de conversão muito boa.

Se você não quiser investir muito dinheiro, e quer aumentar o número de pessoas para quem você vende, peça indicações para as pessoas que já compram de você, essa é uma estratégia que dá muito certo, pois lembre-se que o teu cliente já conhece o teu produto ou serviço, e ele sempre vai indicar contatos quentíssimos.