Nova realidade: você precisa aprender a ajudar o seu cliente

É muito importante você estar permanentemente buscando conhecimento, estar atendo às mudanças de mercado e estar se atualizado em relação às novas ferramentas que surgem dentro da sua área de atuação. Mas eu quero fazer uma pergunta para você: O que você vai fazer com esse conhecimento? A resposta é bastante simples: É muito importante você usar o que você sabe em benefício do outro.

Antigamente estávamos na era da agricultura, os milionários eram os donos de terra; Depois entrou a era da indústria, as pessoas saíram da roça para ir para a cidade; Aí veio a era da internet, do conhecimento, e todo mundo passou a ter conhecimento sobre tudo. E isso trouxe uma realidade bastante diferente das eras anteriores, pois quando uma pessoa quer comprar um produto, por exemplo, uma caneta, ela primeiro vai para internet para saber o preço dela. O cliente pode comprar uma caneta de uma loja de São Paulo, ou da China, você não precisa mais comprar na loja da esquina. Isso trouxe como consequência a queda vertiginosa nas margens de lucro das empresas, que passou a ser esmagada com a globalização da concorrência.

Essa nova realidade causou muita dificuldade de adaptação e muito stress. Os profissionais passaram a ficar mais ansiosos, começaram a sentir muita dificuldade e começaram a procurar ajuda especializada dentro da sua área de atuação.

Então você precisa pegar todo o seu conhecimento e ajudar o seu cliente. Você precisa entender, que é necessário que uma área de conhecimento fundamental para qualquer vendedor, é o de ajudar cada um dos seus clientes nos problemas específicos que ele tenha.