Multiplique o número de clientes : peça indicações!

Os teus clientes estão satisfeitos com o teu produto ou serviço? Tenho certeza que a resposta é sim. E você está trabalhando para aumentar o número de clientes para quem você vende? Se a resposta também for “sim”, eu vou te dar uma dica muito eficiente para você conquistar novos clientes sem fazer um grande investimento financeiro. Aliás, você pode aumentar o número de clientes sem investir um centavo.

Primeiro é preciso entender que uma das maneiras mais eficientes de vender produtos ou serviços, é quando você tem acesso as pessoas. Ou seja, é importante que você tenha um grande número de contatos de pessoas. Esses contatos podem ser telefones ou até mesmo o e-mail. E a maneira mais barata e eficiente de você conseguir esses contatos é pedindo indicações para os clientes que já compram de você.

Eu vou indicar duas maneiras de você conseguir contatos de pessoas que podem se tornar seus clientes. A primeira é você direcionar o teu cliente comprador a te passar nomes e telefones de amigos que ele acredita que poderiam gostar do teu produto. Você pode fazer perguntas como “Você gostou o atendimento?”; “Como foi a experiência de fazer negócio comigo?”. Tenho certeza que a resposta será positiva e neste momento você pode abordar ele pedindo que ele veja na agenda do celular duas ou três pessoas que ele pode indicar para que, sem compromisso, você faça uma apresentação do serviço ou do produto que você vende.

Uma outra maneira, é usando estratégias internas para captar contatos. Muitas empresas utilizam a estratégia de fazer um sorteio, em que, para participar, o cliente precisa preencher um cupom com o nome e número de telefone dele, e de outros dois amigos. E caso seja sorteado, os três ganham o prêmio. Até o dia do sorteio, o vendedor terá inúmeros contatos de telefone para apresentar o seu produto.

Independente de qual estratégia você usar para captar esses contatos, é importante ressaltar que muitos destes contatos poderão se tornar seus clientes, já que a pessoa que te passou esses contatos certamente vai indicar pessoas que tem afinidade, ou que ela acredita que vão gostar do teu produto. E você vai se surpreender positivamente com o alto índice de novos clientes que você vai conquistar de forma muito rápida e barata.