Fim de ano: momento de vender e faturar muito mais

Faltando dois dias para o ano acabar, uma época de férias, aonde a maioria das pessoas está viajando, ou dedicando mais tempo para passar com seus clientes e amigos. Mas esta é a época do ano em que alguns segmentos do comércio e da prestação de serviço tem um grande aumento no fluxo de vendas. É um momento de vender mais, porém, é importante também faturar mais, aumentar a lucratividade.

Em um mercado de muita concorrência, é bastante comum os vendedores utilizarem a estratégia de baixar o preço dos produtos para atrair mais cliente e elevar o volume de vendas. Porém, na grande maioria das vezes, você baixar o preço do seu produto para aumentar as suas vendas não é a melhor estratégia.

Toda vez que o cliente entra dentro do seu estabelecimento comercial com a intensão de comprar o seu produto ou serviço, ele vai criar um “preço mental”, que é o preço que ele gostaria de pagar pelo seu produto. E na grande maioria das vezes, quando o vendedor anuncia o preço, ele é maior daquele que o cliente tem na sua cabeça. E neste caso o que o mais comum é o vendedor baixar o valor.

Primeiramente, é necessário que o vendedor entenda que preço do produto e valor do produto são duas coisas bastante distintas. E neste caso, é recomendável que o vendedor eleve o valor do produto, para que o cliente saiba que ele o preço que ele está pagando é por um produto com um valor maior do que ele percebe em uma abordagem inicial.

O grande problema de baixar o preço do produto é que provavelmente é a estratégia que o seu concorrente está adotando, e desta forma, você vai entrar em uma guerra de preços, fazendo com que o seu lucro fique a cada venda mais reduzido. E não é esse o seu objetivo, o objetivo do vendedor é aumentar a sua lucratividade.

O segredo de uma boa venda está sempre em aumentar o valor percebido do produto, para que o cliente entenda que o preço que ele está pagando precisa ser superior ao que ele tinha na cabeça quando ele te procurou para contratar o seu serviço ou adquirir o seu produto.