Ricardo Cattani é coautor de livro lançado no Rio de Janeiro sobre o universo financeiro

Um novo ano chegou, contudo, o Brasil e o mundo ainda sofrem com a pandemia da Covid-19 e os impactos dela que fazem com que as economias mundiais balancem. Diante de um mercado incerto, como atuar com a gestão do seu negócio? Ou melhor, como empreender para buscar independência financeira? No livro “Educação e Gestão Financeira: Coisas que ninguém te conta”, lançado na última semana, no Rio de Janeiro, o empresário, palestrante e treinador comercial, Ricardo Cattani, aborda como a gestão das vendas pode contribuir para o seu sucesso financeiro.

O prefácio do livro é do palestrante e planejador financeiro, Erasmo Vieira; contando com a coordenação editorial de Juliana Alano. A obra é um lançamento da Editora Conquista e além de Cattani, conta com outros 19 coautores. “ Estou muito feliz de poder contribuir com essa obra, nosso objetivo é de poder ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades ou que desejam mudar o rumo de suas vidas financeiras. O conhecimento e as mentorias são fundamentais para essa mudança de vida”, explicou Cattani.

Obra engloba orientações sobre vendas e aumento da lucratividade

Planejamento é uma das chaves do sucesso

De acordo com Cattani, muitas pessoas tendem a acreditar que investir em preparação ou contratação de mentores é um gasto desnecessário, e não um investimento, visão que promove entraves para o sucesso. “Esse pensamento é o primeiro sinal de que você escolheu o caminho oposto à liberdade financeira. Minha experiência como empresário e estrategista comercial me ensinou que nunca sabemos o suficiente. O mercado é muito dinâmico e muda rápido, os comportamentos de consumo das pessoas alternam entre comprar e guardar o seu dinheiro, e somado a isso, há uma forte concorrência globalizada em que vender mais tem se tornado um desafio ainda maior”, destacou.

A pandemia gerou uma grande crise econômica, com empresas fechando, empregos sumindo e as pessoas tendo que se reinventar profissionalmente. “Enquanto escrevemos este livro, o mundo enfrenta a pandemia da Covid- 19. Essa crise não está relacionada apenas ao vírus, mas a dois outros fatores que podem ser ainda mais graves do que o próprio vírus; são eles: a falta de estrutura financeira nas micro e pequenas empresas e mesmo das pessoas físicas, e a falta de preparação comercial”, pontua.

Por esse motivo, para Cattani é fundamental saber “vender”, se adaptando às necessidades do mundo atual.

Ricardo Cattani

Ricardo Cattani é formado em Business pela IvyTech Community College do estado de Indiana nos EUA, possuindo vasta experiência no mundo dos negócios, atuando com vendas no Brasil e nos EUA. Cattani atua como empresário, palestrante, treinador em vendas e consultor de empresas, além disso, possui certificação internacional no Sistema Eneagrama 360 ®. As palestras e workshops que ministra são marcadas pela realidade empresarial e construção de soluções práticas. Ricardo é criador do Método VAI – Vendas de Alto Impacto, que é uma ferramenta muito eficaz de persuasão estratégica para vendedores.