Aumente suas vendas por meio da “Mágica do Recurso Interno”

Quem nunca entrou em um comércio disposto a comprar um produto, se decepcionou com o atendimento e saiu sem comprar? Esta é uma realidade enfrentada por milhares de pessoas todos os dias. Mas tem um fator que ainda é mais grave, pois muitas vezes, além de não comprar um produto ou serviço, este cliente sai do estabelecimento propagando a experiência ruim que teve em seu comércio.

Dentro de cada empresa existem vários fatores que devem ser empregados para aumentar os resultados, e a maioria deles não estão sendo utilizados. Eu atendo milhares de pessoas por meio das minhas consultorias e imersões, e percebo que todas elas poderiam aumentar a suas vendas em 20% ou 30% sem investir absolutamente nada de dinheiro, apenas melhorando o seu recurso interno, ou seja, a forma com que atendem os seus clientes.

O atendimento é um fator essencial frente a ao cenário de concorrência globalizada. É importante saber que existem diversas empresas vendendo o mesmo produto, e provavelmente a concorrência está ativa e está se desenvolvendo para vender mais. Por esse motivo, também é preciso estar ciente, que seu concorrente pode estar do outro lado do mundo, pois é possível comprar um produto pela internet e o cliente recebê-lo no conforto de sua casa.

Por isso que toda vez que um cliente chega a sua loja ou empresa, é importante que ele seja recebido com um “tapete vermelho”, pois é importante ter excelência no seu atendimento. O atendimento é responsável pela fidelização do cliente, pois as pessoas compram de quem elas gostam e confiam, e não ter uma equipe preparada para atender bem o cliente, pode significar na não criação de uma empatia com sua empresa e no fracasso da venda. A loja precisa estar preparada e fazer com que o cliente se sinta bem.

Ao atender com excelência um cliente, ele ficará satisfeito, e mais pré-disposto a fazer uma upsell, que é quando o cliente compra mais produtos, ou retorna para compra de forma mais regular, gosto de chamar isso up-venda. Quando o cliente se sente bem dentro de um ambiente, está aberta uma porta para fazer uma venda casada, ou vender uma quantidade maior daquilo que ele foi procurar inicialmente.

Você também pode transformar o seu cliente em um vendedor, pois quando ele sai da loja satisfeito, ele vai para o ambiente social e propaga a sua marca e seu produto. Mas isso só acontece quando a experiência dele dentro da sua loja for muito satisfatória.

O mais importante para você aumentar suas vendas é focar sua energia no atendimento, pois isso não custa nada. É essencial formar uma equipe de trabalho com pessoas que gostam de trabalhar com outras pessoas, e principalmente, treinar o vendedor para estar preparado para prestar um bom atendimento.