A comunicação como um pilar central das vendas

A maior riqueza dos negócios atualmente está em comunicar-se eficientemente com as outras pessoas para vender a sua solução. Em um mercado de concorrência cada vez mais acelerada e facilmente globalizada é preciso se destacar com a comunicação certa e eficiente. E com objetivo de desenvolver este aspecto, dezenas de empresários, vendedores e profissionais liberais participaram em Caxias do Sul nos dias 15 e 16 de fevereiro de mais uma edição do treinamento do Método VAI – Vendas de Alto Impacto. O direcionamento deste treinamento foi no tópico “Mestre da Persuasão”, que é uma formação específica de competência comercial na área da comunicação escrita ou falada e para a alavancagem de negócios.

O treinamento foi ministrado pelo criador do Método VAI, Ricardo Cattani, que é formado em negócios nos Estados Unidos, empresário, possui formação internacional em Eneagrama 360º, é especialista em vendas, com mais de 15 anos de experiência em treinamentos; e pelo empresário e criador do método Comunicar é Poder, Ricardo Comim, formado em Administração de Empresas, com formação internacional em Desenvolvimento Humano, mais de 7 anos de experiência em treinamentos e especialista em comunicação eficaz.

Durante o treinamento os participantes tiveram a oportunidade de compreender uma abordagem de negócios que coloca a comunicação como um dos pilares centrais do aumento nas vendas. Por meio de uma comunicação eficiente nos negócios que o empresário consegue captar a atenção, atrair, se diferenciar, se relacionar, influenciar, liderar, vender, fidelizar, vender novamente, continuar fidelizando, eliminar a concorrência, construir autoridade de mercado, escalar as vendas e, desta forma conquistar mais dinheiro.

“Para persuadir, o empresário deve comunicar-se de maneira a se preocupar com o resultado final do ouvinte e não o interesse do comunicador, se assim o fizer, este será capaz de apresentar a solução para uma necessidade, oferecer uma oportunidade e emocionar a sua audiência ao mesmo tempo. Isto torna uma venda inevitável”, destacou Ricardo Cattani.

Ricardo Comin esclarece que para que esse tipo de comunicação ocorra é preciso conhecer a sua audiência em 4 aspectos: 1- Quais são os pontos de valores de sua audiência? 2- Aonde (quais canais de comunicação) está a sua audiência? 3- Quais os tópicos de conteúdo que é preciso construir para essa audiência? 4- Qual será a estratégia de entrega?

Durante o treinamento os participantes puderam observar na prática diferentes abordagens de comunicação, como àquela feira pelas redes sociais, ou quando o cliente procura o vendedor, ou ainda quando o vendedor vai até o cliente para oferecer um produto ou serviço.

O objetivo de todo o método desenvolvido por Ricardo Cattani é integrar teoria com a prática do dia a dia, e desta forma, fazer com que os empresários tenham uma elevação imediata nas suas vendas.