Quer abrir um negócio? Vá em frente, mas lembre-se que para conquistar o sucesso é preciso ampliar suas habilidades

Todos conhecem alguém que tem uma habilidade especial. É aquele amigo que parece ter um “dom” para desenvolver um produto, ou prestar um serviço. Há muitas destas pessoas dentro das empresas das mais diferentes áreas. E hoje optei em escrever sobre isso, pois muitas dessas pessoas sonham em abrir a sua empresa, e muitas vezes essas pessoas não tomam o cuidado necessário para manter o seu negócio sustentável.

Eu tenho um grande amigo, que é um padeiro muito talentoso. Ele trabalhou por mais de 20 anos em uma famosa padaria em minha cidade. O Iogurte que esse meu amigo faz é muito delicioso é o melhor que eu já comi na minha vida. Ele desenvolveu essa habilidade por mais 20 anos, e sempre teve o sonho de ter um negócio próprio, que é o sonho da grande maioria das pessoas.

Em um momento da vida dele, ele pediu demissão da padaria em que trabalhava, pegou o dinheiro da rescisão, juntou com um financiamento bancário, e abriu a sua própria padaria. Ele fez um investimento lindo, abriu uma padaria incrível, e começou a trabalhar. Mas em menos de 15 meses, ele quebrou a sua empresa.

Eu estou te contando essa história triste, pelo fato de que a maioria das pessoas abrem um negócio por ter uma habilidade. Esse meu amigo sabia tudo sobre “ser padeiro”, mas ele não sabia muito sobre ser dono de um negócio. Existe uma diferença entre um e outro.

Mas eu não quero te desencorajar a abrir o negócio, ao contrário, eu quero que você entenda que abrir um negócio vai muito além da habilidade que você tem. Você precisa ampliar o seu conhecimento em gestão financeira, estratégia comercial, gestão de pessoas, precisa entender e pesquisar o mercado. É desta forma que as pessoas que tem habilidades especiais conseguem ganhar muito dinheiro com ela.

Lembre-se sempre que ter uma habilidade é um grande passo para iniciar um negócio, mas essa habilidade não é suficiente, pois um negócio tem várias esferas, e você precisa dominar todas elas.

Deixe uma resposta