Há aproximadamente um ano nós estamos podendo observar uma grande quantidade de novos empreendedores. Todos nós temos amigos que aproveitaram este momento de mudança no cenário econômico para abrir sua empresa. Seja por necessidade, ou por oportunidade, estamos observamos uma multiplicação de novos empreendedores.

Porém, o que poucas pessoas avaliam é que mais de 60% destes novos empreendedores vão falir em um curto espaço de tempo. A imensa maioria dessas pessoas não vão conseguir se manter no mercado em um período de quatro anos.


Quem ainda não sabe o desafio que é empreender na prática, pode procurar na internet muitos relatos de pessoas que se aventuraram, mas acabaram fechando as portas.


Se você prestar atenção no relato destas pessoas, ou mesmo se você se aprofundar nos temas ligados ao empreendedorismo, vai perceber que a grande maioria deles fecha as portas por questões ligadas a um único fator, que eu chamo de “Confiança Técnica”.

Visão ampla do negócio

Muitas pessoas decidem empreender pelo simples fato que entendem tecnicamente de um negócio. Ou seja, uma pessoa trabalhou por 20 anos como padeiro, logo, ela sabe fazer pães e por isso decidiu abrir um negócio. Mas o que há de errado nisso?

Absolutamente nada. No entanto, apenas saber fazer pães não garantirá o sucesso de um negócio.

Além de saber fazer pães de qualidade, o empreendedor precisa entender sobre vendas, gestão, finanças, etc. Há ainda outros fatores, como o grande número de pessoas que abrem um negócio, sem sequer fazer um estudo de mercado, para saber se existe um número suficiente de compradores para o modelo de negócio que está sendo proposto.

Modelo de negócio

Pense que antes de abrir um negócio, é preciso pensar que o que vai levar dinheiro para sua empresa é o modelo de negócio que você vai propor. Ele precisa fazer sentido para o mercado, e de preferência, ser escalável.

Se você está pensando em abrir um negócio, ou tem um amigo que vai empreender, eu sugiro que você responda algumas questões, que eu vou sugerir a seguir. Quando todas essas questões estiverem sanadas, as chances deste negócio dar certo serão infinitamente maior, caso contrário, há um grande risco de perder dinheiro.


O modelo de negócio que você está inserido:

É escalável?;

Pode ser vendido pela internet?;

Pode atrair pessoas pela internet?;

Pode ser adaptado ou mudado se necessário?;

 Pode vender diferentes produtos ou serviços para os mesmos clientes?;

Ele é operado por muitas ou por poucas pessoas?;

Como é a logística?;

O preço é competitivo?;

A qualidade é superior?;

Qual é o grau de concorrência?;

 Qual a velocidade da recompra?


Entenda que é possível ter um negócio de sucesso, mesmo em um ambiente de retração econômica.

Mas é importante que você saiba que além da Confiança Técnica, você precisa dominar o modelo de negócio que sua empresa vai estar inserida.

Quer saber mais sobre este tema? Me chame nas minhas redes sociais e vamos conversar, eu tenho certeza que posso contribuir muito para o seu sucesso!

Confira neste artigo cinco tendências de modelos de negócios em 2021.